VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 10 de maio de 2016

O APEGO AO FISIOLOGISMO



ZERO HORA 09 de maio de 2016 | N° 18520

EDITORIAIS

É preocupante constatar que o vice-presidente da República, Michel Temer, na iminência de assumir o comando do país, já recua na intenção inicial de montar um governo enxuto sob o ponto de vista do tamanho da equipe e, em consequência, austero no que diz respeito aos gastos. Num primeiro momento, chegou a ganhar ênfase a ideia de reduzir de 31 para 20 o número de ministérios, o que significaria uma sinalização positiva para a sociedade, em sua maior parte inconformada com o gigantismo do setor público. As pressões de aliados políticos, porém, deixam cada vez mais distante a possibilidade de que uma provável mudança de governo livre o país de práticas nefastas como a ocupação da máquina e o fisiologismo.

A perspectiva frustra, mas não chega a surpreender num país submetido a um presidencialismo de coalizão baseado na troca de favores e ainda hoje à espera de uma reforma política que seus homens públicos não se dispõem a enfrentar. A situação se agrava pelo fato de não estar em disputa apenas a cadeira ocupada hoje pela presidente Dilma Rousseff, mas pelo menos 107 mil cargos comissionados na esfera federal. A mudança desse quadro vai exigir mais que discursos bem-intencionados de representantes da chamada velha guarda da política, que forma o chamado núcleo duro do vice-presidente.

Num momento de transição como o atual, a possível mudança de governo deveria garantir uma equipe inquestionável sob os aspectos técnico e político. Não basta apenas substituir os atuais ocupantes da máquina por amigos de quem assumir o comando para mudar o país. É preciso corrigir deformações crônicas, ou o resultado poderá ser uma frustração de consequências imprevisíveis.

Nenhum comentário: