VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

NO CURTO PRAZO, NÃO HÁ LUZ NO FINAL DO TÚNEL



ZERO HORA 23 de fevereiro de 2016 | N° 18454


POR FERNANDO FERRARI FILHO*


Em 2015, segundo estimativa prévia do Banco Central (BC), a taxa de crescimento da economia brasileira foi de -4,1%. Para os anos corrente e próximo, as previsões de variação real do PIB, sinalizadas pelo BC e por organismos multilaterais, tais como o FMI, são de quedas de 3,5% em 2016 e de 0,5% em 2017. Caso sejam confirmadas estas previsões, em três anos o PIB brasileiro deverá acumular uma queda de 8%, a mais intensa e dinâmica retração de nossa economia ao longo da história.

Inúmeros motivos explicam esta provável performance da atividade econômica, entre os quais: erros de decisão econômica, desequilíbrio das contas públicas, aceleração da inflação, elevação da taxa de juros, perda do grau de investimento, corrupção e desdobramentos da Operação Lava- Jato, crise política e queda dos preços internacionais das commodities. Estes motivos acabam (i) recrudescendo a incerteza das expectativas para a tomada de decisão dos investimentos, (ii) afetando a renda e o consumo das famílias e (iii) limitando a ação estabilizadora do Estado.

A teoria econômica nos ensina que mercado e Estado, instituições que têm uma relação “simbiótica”, são imprescindíveis para dinamizar o crescimento econômico. O mercado é responsável pela alocação eficiente dos recursos, enquanto cabe ao Estado assegurar a estabilidade econômica.

Pois bem, adequando o ensinamento da referida teoria para a atual realidade econômica do Brasil, observamos que a alocação eficiente do mercado há muito está subordinada à preferência pela liquidez dos agentes econômicos (empresários, consumidores e bancos), bem como o Estado tem sido incapaz de exercer a sua função estabilizadora, pois ele não consegue restaurar a confiança dos emprestadores e tomadores de crédito, realizar – devido à fragilidade fiscal – gastos públicos produtivos e executar uma política monetária favorável a consumo e investimento.

Diante do exposto e na falta de perspectivas de mudanças deste cenário no curto prazo, infelizmente não “há luz no final do túnel” para a economia brasileira.

*Economista e professor titular da UFRGS

Nenhum comentário: