VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

A FOLHA CORRIDA DE UM EX-PRESIDENTE




ZERO HORA 20 de outubro de 2015 | N° 18330


DIONE KUHN*



Se de qualquer candidato a ingressar na vida pública se espera uma folha corrida das mais transparentes, imagina para quem almeja ser presidente da República, primeiro- ministro ou secretário-geral da ONU. Tudo bem que no Brasil esse pré-requisito nunca foi levado a sério – do contrário, o país não teria elegido Fernando Collor de Mello em 1989 –, mas qualquer político que tiver a ambição de se tornar chefe de uma nação ficará muito mais visado do que um prefeito ou vereador de uma cidade interiorana. Se flertar com a corrupção, a chance de que saia no mínimo chamuscado é muito maior. Para que não pairem dúvidas sobre a conduta de um presidente da República, só resta seguir o velho provérbio: à mulher de Cesar não basta ser honesta, tem de parecer honesta.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode não ter se beneficiado de dinheiro público desviado da Petrobras. Também pode não ter feito tráfico internacional de influên- cia para ajudar a construtora Odebrecht a ganhar contratos na América Latina e na África com dinheiro do BNDES. Assim como também pode não ser verdade o depoimento do lobista e delator Fernando Baiano ao Ministério Público dizendo que repassou R$ 2 milhões “para uma nora” do ex-presidente quitar uma dívida de um imóvel. E mais: pode ser verdadeiro o que Lula disse à época do mensalão, que não sabia que os seus principais homens de confiança pagavam parlamentares da base aliada para que votassem a favor das causas do governo.

Até ontem à noite, não havia provas que desmentissem Lula. E talvez nunca venham a aparecer. Embora fique difícil de entender por que um político experiente age muitas vezes no limite da ética e legalidade e se cerque de assessores suspeitos – alguns condenados. Talvez Lula entre para a galeria dos maiores injustiçados da história da política brasileira, com o risco de carregar a pecha de o mais ingênuo de todos os ex-presidentes da República.

*Editora de Notícias dione.kuhn@zerohora.com.br

Nenhum comentário: