VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 29 de agosto de 2015

A TEZ PÁLIDA DE DESCARTES




ZERO HORA 29 de agosto de 2015 | N° 18278


ARTIGOS\



, POR GILBERTO SCHWARTSMANN*



Dizem que René Descartes, ao enviar os originais de As Paixões da Alma a seu editor, em 1649, advertiu-o de que sua obra não fora escrita com um olhar filosófico, mas com a intenção de mergulhar no universo das relações entre o corpo e o espírito.

É interessante observar a forma como o pensador enfrenta um tema tão complexo. E com o olhar sobre a alma humana de quem viveu há mais de três séculos. A leitura vale a pena.

O livro é dividido em três capítulos. O primeiro discute as paixões em geral e suas associações com a anatomia. Já naquela época, Descartes supunha não ser o coração, e sim o cérebro, a sede de nossas emoções.

No segundo capítulo, ele descreve o que seriam as seis formas primitivas de paixão: a admiração, o amor, o ódio, o desejo, a alegria e a tristeza. E, no terceiro e último, discorre sobre paixões mais particulares.

Estas últimas, segundo ele, representariam variantes ou combinações das seis formas primitivas, gerando sentimentos como o orgulho, o desprezo, a estima, a humildade, o desdém, a inveja e a compaixão.

Os artigos contidos na obra são numerados de 1 a 212. O artigo 200 é simplesmente impagável. Nele, Descartes destaca as razões pelas quais deveríamos temer mais as pessoas que ficam brancas e não vermelhas de raiva. Segundo o filósofo, as que branqueiam quando tomadas pelo ódio seriam muito perigosas.

À luz dos conhecimentos de hoje, é óbvio que algumas de suas interpretações não resistiriam a um minuto de argumentação científica. Seria como dar crédito às teorias estapafúrdias do criminologista Cesare Lombroso, no século 19, sobre a existência de tipos físicos mais propensos ao crime. Não tem o menor cabimento.

Absurdo ou não, o fato é que, há alguns dias, eu assistia ao noticiário pela televisão. Os jornalistas faziam perguntas ao presidente da Câmara dos Deputados sobre certas denúncias, envolvendo-o na Operação Lava-Jato.

Observei seu semblante. Imediatamente, sua tez tornou-se pálida. Em outras palavras, assumiu uma cor muito mais para o branco do que para o vermelho. Mas pode ser bobagem minha e de Descartes.

*Médico e professor

Nenhum comentário: