VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

QUANDO O ÓDIO TRANSBORDA



ZERO HORA 22 de maio de 2015 | N° 18170


BRUNA VARGAS

SOCIEDADE DO VIRTUAL PARA O REAL

TUMULTO EM EVENTO que discutiria intolerância nas redes sociais mostra como a raiva encontrada em comentários e postagens pode transcender a tela do computador


Um debate sobre ódio nas redes sociais realizado no Plenarinho na Assembleia Legislativa, na noite de quarta-feira, mostrou como a raiva observada em comentários de Facebook pode pular da tela do computador e dos smartphones diretamente para o “mundo real”. O evento de lançamento do #Humaniza Redes, iniciativa do governo federal para combater violações aos Direitos Humanos nas redes, culminou em tumulto, e foi encerrado antes do fim após um conflito que durou cerca de 45 minutos. O encontro foi marcado, justamente, pelo tom de intolerância.

A confusão se iniciou durante a fala do jornalista Luciano Potter, terceiro dos quatro debatedores convidados a assumir a palavra – também participaram os colunistas Juremir Machado e Moisés Mendes e o chefe de gabinete da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Roberto Nascimento.

Enquanto Potter falava sobre o tema, foi interrompido pelo editor de livros Mateus Colombo Mendes, que estava na plateia e usou colocações do jornalista como gancho para criticar a mesa debatedora, a deputada estadual Manuela D´Ávila, organizadora do evento, o PC do B e o governo federal. Em meio a aplausos e vaias, iniciou-se um bate-boca que culminou com um grupo que acompanhava MAteus gritando em coro: “Verde e amarelo, sem foice e sem martelo”, em alusão ao partido de Manuela.

– Eu e alguns amigos fomos ao evento para fazer um contraponto, porque esse debate é mais uma pauta diversionista do governo federal para tirar a atenção do povo dos verdadeiros problemas do Brasil, dos problemas de corrupção. E tem outra questão: quem vai dizer o que é ódio na internet, o que é certo e o que é errado? De uma comunista eu não vou ouvir isso – disse Mateus Mendes.

A confusão surpreendeu os debatedores. Potter desistiu de falar. Nascimento, que seria o último a participar, nem chegou a abrir a boca.

– Achei que ia acontecer um debate dentro do assunto, mas quando começou a confusão vi que era uma briga política. Por um lado, foi engraçado, porque aconteceu ao vivo o que acontece na internet – disse Potter.

Após a discussão, a deputada conseguiu restabelecer a ordem por alguns minutos, quando foi aberto um espaço para manifestações – organizadas – do público. Mas um integrante do Movimento Sem Terra (MST), ao assumir a palavra, se aproximou do grupo que iniciou o tumulto e acabou retomando a discussão. Sob ânimos novamente exaltados, a segurança da Assembleia interveio, antecipando o fim do debate.

– Eu achei que ia ser um evento bem tranquilo, porque não me ocorria que alguém pudesse ser a favor do ódio na internet. Foi estranho, mas ficou evidente que era uma coisa orquestrada para incomodar a Manuela. No fim deu certo, porque acabaram com o debate – avaliou Juremir Machado.

A deputada Manuela lamentou o conflito, que definiu como “um teatro de agressão e ódio”. Para ela, o encerramento do evento foi necessário para garantir a segurança e a integridade física dos participantes. Ainda não há uma decisão sobre a realização de uma nova discussão.

UMA EXTENSÃO DA VIDA URBANA

Apesar de a defesa do ódio parecer improvável, o episódio na Assembleia está de acordo com o padrão de comportamento dos brasileiros, segundo o professor do departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS Henrique Nardi.

– O brasileiro não é necessariamente violento, mas a sociedade é violenta. Se pegarmos os números, vemos que estamos entre os que mais matam mulheres, negros, matamos no trânsito. Vivemos num país que está em guerra – avalia o pesquisador, que vê uma “escalada” dos discursos de ódio, especialmente, no campo político.

Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre e da Associação Lacaniana Internacional, o psicanalista Alfredo Jerusalinsky vê a internet como uma extensão da vida urbana. Para ele, apesar de oferecer condições para ser um ambiente de “socialização autêntica”, ela tem sido usada por grupos que se dedicam ao insulto e ao cultivo da ofensa como método de descrédito de pessoas, acontecimentos e políticas, convocando as pessoas a atitudes irracionais:

– Quando se chega ao limite da violência, é fácil passar do virtual para o real.

Nenhum comentário: