VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 29 de março de 2015

CHEGOU A HORA DE REDUZIR AS DESPESAS



ZERO HORA 29 de março de 2015 | N° 18116


POLÍTICA NOVO RUMO ÀS CAMPANHAS



A campanha eleitoral de 2014 não ficou marcada apenas pela mais acirrada disputa presidencial desde o fim da ditadura militar, mas também por ter sido a mais cara da história da democracia brasileira. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o custo chegou a quase R$ 5 bilhões.

Com esse dinheiro, seria possível construir 45 hospitais como o da Restinga, em Porto Alegre, com capacidade para atender 13 mil pacientes ao mês. O valor estratosférico – que aumenta a cada eleição – reforça a pressão social pela redução drástica dos recursos aplicados para conquistar os votos.

Um dos problemas por trás do excesso está na legislação eleitoral, que determina, a cada pleito, a aprovação de uma lei estabelecendo o teto de gastos para os cargos em disputa. Quando isso não ocorre, cada candidato deve definir o seu próprio limite. Acontece que a maioria define valores altíssimos.

HORÁRIO ELEITORAL EM DISCUSSÃO

Para mudar essa realidade, cientistas políticos identificam pelo menos três saídas: fixar um parâmetro financeiro realista, alterar o sistema eleitoral (para forçar a redução do número de concorrentes) e mexer no horário eleitoral gratuito, uma das principais fontes de despesas. Nenhuma das opções é unânime.

A discussão em torno da utilidade do horário eleitoral é, talvez, a mais controversa. Na prática, o espaço não tem nada de gratuito. Para assegurar tempo na grade das emissoras de rádio e de TV, o governo federal abre mão de impostos. Só em 2014, deixou de arrecadar R$ 840 milhões. Fora isso, o desembolso das candidaturas para a produção de programas, muitos deles superproduções, é cada vez maior.

Mesmo assim, pesquisadores como Bruno Reis, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, consideram radical demais a hipótese de extinção.

– O horário eleitoral é caro, mas tem virtudes na visibilidade das campanhas. Minha inclinação é mexer, primeiramente, na forma como entram os recursos na campanha e aguardar – afirma Reis.

Mas há quem pense diferente. Para o secretário-geral da ONG Contas Abertas, o economista Gil Castello Branco, a propaganda partidária deveria acabar e o horário eleitoral durar apenas 15 dias antes das eleições.

– Da forma como é realizado hoje, não acrescenta nada à democracia – diz Castello Branco.

O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, se enquadra no time dos críticos. Em debate na Câmara, em 10 de março, questionou a extensão dos programas:

– Para que propaganda por seis semanas? A população assiste à primeira e à última. Não faz sentido.

Nenhum comentário: