VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 24 de janeiro de 2015

MEDALHA, MEDALHA, MEDALHA!



ZERO HORA 24 de janeiro de 2015 | N° 18052


POR ASTOR WARTCHOW*


Troca de condecorações é uma prática comum na política. Comumente, premiam-se uns aos outros. Sem constrangimentos. Porém, em tese, apenas destinadas às pessoas que tenham se tornado merecedoras do reconhecimento estatal.


Nacionalmente, há a Ordem de Rio Branco, mais alta condecoração da diplomacia brasileira. Entre outras pessoas, receberam-na Marisa Letícia (primeira-dama e esposa do ex-presidente Lula), Ana Maria Amorim (esposa de Celso Amorim), Mariza Alencar e Josué Gomes da Silva (respectivamente, esposa e filho do falecido vice-presidente José Alencar).

Antes, dona Marisa já recebera a Medalha do Mérito Santos Dumont, das mãos do comandante da Aeronáutica. Dona Marisa dedica-se aos filhos, ao lar e, naturalmente, ao marido. Na ocasião, Erenice Guerra também recebeu (lembra dela?).

Entrega de medalhas faz lembrar de outra. No dia 20 de julho de 2007. Três dias depois do acidente fatal no aeroporto em Congonhas (voo da TAM). Prédio ainda em chamas, corpos em resgate e identificação, famílias em pranto e luto.

Indiferente ao fato, é realizada a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Santos Dummont. Entre os condecorados, dois diretores da Anac – Agência Nacional de Aviação Civil. E eles foram receber suas medalhas!

E agora, de iniciativa da deputada estadual Marisa Formolo (PT), a surpreendente distribuição (música ao fundo “sirvam nossas façanhas...”) da Medalha do Mérito Farroupilha, a honraria máxima do parlamento gaúcho. Distribuiu o título para 20 parentes. Esposo, irmãos, cunhados, filhos, genros, noras e netos. E ninguém ficou ruborizado!

O que pode ser mais constrangedor: a apresentação do pedido pela autora? A aprovação do pedido pela Assembleia Legislativa? O aceite dos homenageados? O respectivo ato público no parlamento?

Impedimento ético, senso crítico, coerência, exemplaridade, dignidade, vergonha, honra, mérito, solidariedade e oportunidade? Afinal, quem se importa? É de perder as esperanças.

“É a natureza e condição humana”, dizia o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616). Mas também faz lembrar o desenho animado Dick Vigarista e seu cão Mutley. A cada infeliz aventura de Dick e seu pedido de ajuda ao cão, o chantagista Mutley exigia: “Medalha, medalha, medalha!”.

*Advogado

Nenhum comentário: