VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

A CULPA DA CRISE DAS FINANÇAS DO RS NÃO É DOS MENSAGEIROS



ZH 09/12/2014 | 04h23


Rosane de Oliveira:

Não, a culpa da crise das finanças do Estado não é dos mensageiros


A postura mais cômoda diante da crise das finanças do Estado, que pode resultar em atraso na folha de pagamento, é culpar o mensageiro, como fazem servidores públicos e o próprio governador Tarso Genro.


Reclamar do mensageiro, dizendo que alertar para a situação é terrorismo ou preparação de terreno para José Ivo Sartori adotar medidas antipáticas não resolve o problema de fundo: o Rio Grande do Sul gasta mais do que arrecada, as fontes de financiamento do déficit se esgotaram e as possibilidades de obtenção de socorro federal diminuíram com a indicação de um ministro da Fazenda linha-dura como Joaquim Levy.


Que os servidores não conheçam o tamanho do rombo ou prefiram se enganar dizendo que em todos os governos se fala de crise e o dinheiro acaba aparecendo, é compreensível. Quem sofre por antecipação sofre duas vezes. O que não se entende é o discurso de Tarso, de atribuir a esta coluna e à RBS um movimento para, supostamente, facilitar o trabalho de Sartori.


É verdade que Sartori se elegeu sem dizer o que faria – e esta coluna incontáveis vezes registrou suas evasivas. Também é verdade que o peemedebista ficou incomodado ao ver revelada a informação de que sua equipe planeja segurar novos aumentos até que a situação se estabilize.


Nada disso muda o fato de que Tarso só conseguiu manter salários em dia e ampliar gastos com saúde porque sacou cerca de R$ 6 bilhões dos depósitos judiciais, dinheiro que não é do Estado, é das partes.


Sobre o valor, o Estado precisa pagar juros e correção que consomem uma fatia equivalente ao que ganharia se conseguisse reduzir o desembolso com a dívida de 13% para 9% da receita líquida.


Tarso indicou as fontes de financiamento que usaria se tivesse sido eleito: créditos da Lei Kandir, dinheiro de investimentos feitos pelo Estado em estradas federais no passado e compensações previdenciárias.


Se é tão fácil, por que não fez isso no primeiro mandato, sendo tão próximo da presidente Dilma Rousseff? O governador sabe que as coisas não são tão simples. Se fossem, não precisaria ter avançado sobre os depósitos judiciais (a maior parte acumulada no governo de Yeda Crusius) até o limite permitido por lei.


 Colunista é a titular da Política+


COMENTÁRIO DO BENGOCHEA -  Na minha opinião, a culpa pelo Estado estar falido é dos maus gestores que maquiam seus gastos, dos péssimos controladores, dos senadores que representam mal seus Estados, dos deputados fiscais omissos e dos poderes perdulários que só pensam em si e usam o conceito da independência para se separar do Estado uno e indivisível.  Não há harmonia entre poderes, não há exercício dos freios e contrapesos da República e nem há punição ao gestor que não cumpre a LRF e a partilha de recursos obrigatórios para atender direitos essenciais do povo. É por isto que a UNIÃO continua centralizando os impostos e nenhum pacto federativo é cumprido e respeitado.

Nenhum comentário: