VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 19 de outubro de 2014

DEBATE DUAS VEZES POR ANO PARA FISCALIZAR E COBRAR PROMESSAS



ZH 19 de outubro de 2014 | N° 17957


INFORME ESPECIAL | Tulio Milman


Quero mais


Debates, já! Duas vezes por ano, entre Dilma e Aécio. Não importa quem vença a eleição. Seria a forma mais eficaz e transparente de fiscalizar e cobrar as promessas.

Esse vigor cívico, essas certezas sólidas, esse compromisso com o futuro da nação. Tudo se esvai depois da posse.

Quando a eleição termina, o vencedor se encastela. Só dá entrevistas quando quer, faz pronunciamentos verticais e jamais vai pro debate. Não permite, em hipótese alguma, que seus atos e ideias sejam confrontados dessa forma tão explícita e democrática.

Já o derrotado, em geral, põe o rabo entre as pernas e se retira de cena por algum tempo.

Em julho do ano que vem, Aécio e Dilma, frente a frente, em rede nacional. Em dezembro de 2015, o mesmo. E assim sucessivamente, até o fim do mandato.

Debates, debates e mais debates. Regulamentados por lei, com regras generosas que favoreçam a comparação das posturas e das visões de país e de mundo. Seria o exercício supremo da democracia.

Se bem que, no Brasil, corremos sempre o risco de a oposição entrar para o governo. E vice-versa.

Foi-se a graça.

A não ser que, para casos em que os papéis se confundam depois da eleição, a lei reserve um cargo vitalício para Luciana Genro: debatedora oficial da República. Acho que ela não aceitaria. Mas que iria funcionar, iria.

Nenhum comentário: