VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 27 de setembro de 2014

REFLEXO DO DESENCANTO



ZH 27 de setembro de 2014 | N° 17935


EDITORIAL



Os eleitores agem mais em favor da democracia quando fazem suas escolhas com o máximo de consciência, e não simplesmente ao votar em branco ou nulo.

Levantamento feito com base em pesquisas do Ibope, a uma semana das eleições, mostra crescimento significativo do percentual de eleitores dispostos a votar em branco ou anular o voto. Na visão dos cientistas políticos, o aumento do número de não eleitores é uma das consequências das manifestações de junho do ano passado, quando milhares de jovens saíram às ruas para dizer que os políticos, os governantes e as instituições em geral não os representavam. É evidente que o eleitor tem o direito de dar a destinação que bem entender para o seu voto. Ainda assim, deve ter consciência de que, ao renunciar à escolha, estará autorizando outras pessoas a cumprir essa tarefa em seu nome. Votos em branco e nulos, na verdade, são procurações para que outros escolham o governante e os representantes parlamentares que atuarão em nome de toda a coletividade, incluindo o eleitor omisso.

É verdade que a democracia brasileira, no estágio alcançado hoje, deixa pouco espaço para eleitores descontentes com as alternativas de que dispõem para eleger quem deveria representá-los. Como o voto é obrigatório, quem decidir escapar dessa compulsoriedade precisará enfrentar o pagamento de multa.

Depois da urna eletrônica, só o voto em branco foi facilitado, pois há uma tecla específica para isso. Ainda hoje, há quem insista em anular o voto, inspirando-se em iniciativas como as que, no passado, elegeram o macaco Tião e o rinoceronte Cacareco ou simplesmente resultaram em palavrões escritos na cédula. No caso atual, é preciso se dar ao trabalho de confirmar um número inexistente. O protesto, porém, pode ter um resultado oposto ao pretendido, pois favorecerá sempre candidatos que estão em melhores condições de serem eleitos.

Os brasileiros, a começar pelos que se tornaram descrentes em relação à política, têm o direito assegurado de definir o que fazer com o seu voto. Ainda assim, os eleitores agem mais em favor da democracia quando fazem suas escolhas com o máximo de consciência, e não simplesmente ao votar em branco ou nulo. A democracia brasileira tem imperfeições e nem todos os políticos ostentam as credenciais esperadas. Os eleitores, porém, dispõem hoje de todas as condições para saber quem está concorrendo e fazer suas escolhas, entre os candidatos em campanha, de forma cada vez mais segura.

Nenhum comentário: