VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

INDEPENDÊNCIA DO BANCO CENTRAL DO BRASIL?

ZH 18 de setembro de 2014 | N° 17926


FERNANDO FERRARI FILHO*


Recentemente, o debate econômico entre os principais candidatos nas eleições presidenciais centrou-se na necessidade (ou não) de se ter independência do Banco Central do Brasil (BCB) para controlar o processo inflacionário.

Essa discussão envolve, pelo menos, duas questões: o que significa independência de bancos centrais? Uma vez independente, o BCB seria capaz de trazer a inflação para o centro da meta do inflation targeting, 4,5% ao ano?

Teórica e sinteticamente, banco central independente supõe que a política monetária deve ser operacionalizada visando única e exclusivamente assegurar a estabilidade e o poder de compra da moeda. No mundo real, todavia, principalmente desde a crise financeira internacional de 2007-2008, a maioria dos bancos centrais tem articulado a política monetária não somente para conter o processo inflacionário (ou deflacionário, por exemplo, no Japão), mas, também, para estimular a atividade econômica (o quantitative easing implementado pelo Federal Reserve Bank é ilustrativo).

Ademais, os principais bancos centrais do mundo têm atuado como prestamistas de última instância para evitar o colapso do sistema financeiro internacional. No Brasil, não foi diferente: o BCB implementou medidas macroprudenciais para mitigar riscos financeiros e monetários para expandir a liquidez da economia.

Por sua vez, uma análise sobre a atual inflação brasileira nos mostra que (i) ela não é predominantemente de demanda, (ii) há componentes de inércia inflacionária, e (iii) choques de oferta (energia e alimentos) e de custos (câmbio, entre eles) têm contribuído para inflar o IPCA. Se são vários os fatores que corroboram para que a inflação persista em um patamar “elevado”, política monetária contracionista, operacionalizada por um BCB independente, não necessariamente conseguirá gerar um mecanismo transmissor juros-preços eficiente.

Diante do exposto, entendemos que a discussão sobre independência do BCB é equivocada e vai de encontro às evidências mundiais.

*Professor titular da UFRGS

Nenhum comentário: