VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 24 de agosto de 2014

CONFIANÇA ABALADA

ZERO HORA 24 de agosto de 2014 | N° 17901


EDITORIAL


Sucessão de números negativos altera o ânimo de quem produz e de quem consome e desafia projetos dos presidenciáveis.



A combinação de indicadores e de atitudes de quem produz e consome forma um cenário pouco promissor para a economia brasileira. Os dados estatísticos, mesmo que informem o que já passou, iluminam também as condutas de quem pretende investir, comprar ou planejar ações de médio e longo prazo. E os indicadores do ano até agora não são bons para a performance econômica em geral e para questões específicas como inflação, contas públicas, juros, contas externas e consumo interno. Pretendentes à Presidência da República se defrontam com uma realidade que os números explicitam mensalmente e passam a ser desafiados por uma constatação incômoda: há, claramente, uma perda gradual de confiança por parte dos empresários e também da população em geral.

Os números são incontestáveis. A indústria reduziu o ritmo, o consumo pode ter chegado ao limite e, o que mais preocupa, a criação de emprego começa a perder fôlego. Por muito tempo, o maior trunfo da economia, exaltado pelo governo, foi a geração de vagas, em todos os setores. Áreas consideradas decisivas para a manutenção dessa tendência, como a automobilística, refreiam a produção, com menos encomendas, e começam a demitir. É abalado um pilar da política econômica, sustentado basicamente pelo fortalecimento do mercado interno, via crédito abundante e outros estímulos, como redução de preços de bens duráveis, com a desoneração tributária. Perdem efeito as ações muito mais táticas do que estratégicas, que representam esforços pontuais, na tentativa de estimular o consumo e transmitir a sensação de estabilidade.

Os resultados não são os almejados. A percepção média de que é preciso cautela faz com que as amostragens de investimentos revelem apreensão, com o adiamento de projetos, por parte do setor produtivo. Na outra ponta, do consumo, indicadores do comércio sugerem um refluxo na capacidade de endividamento da população. A inflação, igualmente no limite da meta estabelecida pelo próprio governo, mantém uma preocupante estabilização em níveis que, sob quaisquer pontos de vista, afastam-se do que seria razoável. É assim que os preços ascendentes, especialmente de produtos de primeira necessidade, corroem o poder de compra das famílias de mais baixa renda e, também nesse caso, comprometem projetos pessoais e abalam confianças.

Observadores de conjuntura chegam a traçar um cenário menos preocupante para 2015 para o ritmo da economia, mas o próximo ano reserva o impacto de correções de preços, bem acima da média histórica, para combustíveis e energia. Há exagero nos que, a partir desses dados, põem o Brasil no pior dos mundos. Mas é preciso atentar para os sinais que são emitidos pelo conjunto de indicadores, pelos impactos mais imediatos e pelas reações que provocam no ânimo de todos. O país contabiliza avanços importantes que não podem ser desperdiçados, e uma das missões dos presidenciáveis é a de transmitir com clareza o que pretendem fazer para que a economia volte a crescer com estabilidade e em níveis compatíveis com suas potencialidades.


Editorial publicado antecipadamente no site de Zero Hora, na quinta-feira, com links para Facebook e Twitter. Os comentários para a edição impressa foram selecionados até as 18h de sexta-feira. A questão: Editorial diz que é preciso recuperar confiança na economia. Você concorda?

O LEITOR CONCORDA

Concordo. Temos que reconhecer e partir daquilo que é positivo para melhorarmos. O principal motivo da falta de confiança na economia Brasileira, é uma máquina pública cara, ineficiente e corrupta. Para sustentar esta máquina inchada, trabalhadores e empreendedores do Brasil todo têm em comum um sócio chamado governo e sua máquina arrecadatória (esta sim, funciona e muito bem). Este sócio é ao mesmo tempo oculto, inativo (porque nada faz) e majoritário (porque é quem mais leva na arrecadação). Digam os presidenciáveis quem serão seus ministros nas pastas da fazenda, saúde e educação que definirei meu voto.

IVO RICARDO LOZEKAM - PORTO ALEGRE (RS)

Não tenho o conhecimento necessário para argumentar, mas me parece claro que é preciso, sim, recuperar a confiança em geral, no governo e, portanto, na economia. É inquestionável o aumento dos preços, basta ir no mercado. Isto gera insegurança e desconfiança.

VÂNIA DOELER - PORTO ALEGRE (RS)

O LEITOR DISCORDA

Só se pode transmitir confiança e ter saúde econômica quando se moderniza o Estado, o deixando mais leve, com mais eficiência. Com tantos comunistas e socialistas querendo mais e mais regalias do Estado, a saída encontrada por esse monstro burocrático tem sido sempre de querer mais e mais impostos, não haverá interesse do capital moderno em investir e gerar riquezas já que o lucro é visto como pecado. Infelizmente o Brasil vive a doença do esquerdismo míope que só alimentou parasitas que não produzem nada e ao contrário são os principais responsáveis pela corrupção. Com tal ambiente negativo, não será possível mudar esse cenário a curto prazo. É preciso uma mudança de lideranças políticas e empresariais e se copiar modelos vencedores como Estados Unidos, Alemanha, Canadá etc. Enquanto olharmos para Cuba, Venezuela e Argentina o resultado será esse para pior.

EDUARDO MANNA PORTO ALEGRE (RS )

Discordo do editorial, nossa economia tem obtido crescimento nos últimos anos, superior inclusive a países chamados de desenvolvidos. Muito embora ainda necessite ampliar o crescimento através de uma articulação com os Brics.

EDUARDO SILVEIRA - PORTO ALEGRE (RS)

Nenhum comentário: