VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

OS DESAFIOS DA AGENDA 2020

ZERO HORA 28/05/2014


RONALD KRUMMENAUER
Diretor executivo da Agenda 2020


Pode-se afirmar que os imensos obstáculos que o Rio Grande do Sul enfrenta para garantir às futuras gerações um lugar melhor para se viver e trabalhar são semelhantes aos que a Agenda 2020 têm diante de si: falta de uma integração genuína entre o poder público, a sociedade, universidades e trabalhadores; nem sempre o Rio Grande é a causa maior; a enorme resistência a mudanças por muitas categorias profissionais; a negação a reformas estruturais; a falta de participação e entendimento por todos _ principalmente lideranças _ que a força política é essencial na superação desses desafios.

Felizmente, diversas entidades, associações e mesmo grupos empresariais, como é o caso da RBS _ que tem dedicado especial atenção à educação _, realizam muitas ações de apoio para os mais variados projetos na tentativa de superar esses desafios. Entretanto, falta ainda uma união de esforços e de, principalmente, um maior número de lideranças comprometidas com esses objetivos e que persistam com esses projetos.

Graças ao apoio de centenas de voluntários e da sociedade, a curta linha do tempo da Agenda 2020 até agora _ 2006-2014 _ mostra que o movimento tem posto na pauta de discussões dezenas de temas fundamentais, como saneamento, previdência e também aprofundado a análise e colocado inúmeras propostas para o poder público na saúde, educação, segurança, infraestrutura e ainda atingindo metas em áreas como inovação e tecnologia.

Planejamento de longo prazo de uma cidade ou região como tema de casa em muitos lugares do interior gaúcho é outra conquista da linha do tempo da Agenda 2020. O movimento colabora para mudar atitudes, comportamentos e estimula novos planos de conduta.

Na tarde desta quinta-feira, na Fiergs, centenas de gaúchos estarão discutindo esses desafios, voluntários do Interior pensando em desenvolvimento regional, e grupos focados em como melhorar a gestão pública. Todos buscando soluções, ajudando a Agenda 2020 a superar esses obstáculos e juntos sonhando com um Rio Grande do Sul melhor para se viver e trabalhar.

Nenhum comentário: