VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CPI GOVERNISTA POUPA DILMA E TENTA COLOCAR OPOSIÇÃO NO FOCO



ZERO HORA 15 de maio de 2014 | N° 17797


PETROBRAS DOMÍNIO GOVERNISTA

CPI tenta colocar oposição no foco. INVESTIGAÇÃO POUPA DILMA e avança em questões relacionadas a um dos prováveis adversários da presidente na disputa pelo Planalto



Controlada por aliados do Planalto, a CPI da Petrobras instalada ontem no Senado tenta tirar do foco das investigações o conselho de administração da estatal que autorizou a compra da refinaria de Pasadena (EUA), comandado na época pela presidente Dilma Rousseff.

O plano de trabalho da comissão de inquérito inclui ainda investigações sobre o Porto de Suape, em Pernambuco, construí- do na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), provável adversário de Dilma nas eleições de outubro.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia se manifestado contra a inclusão do tema e das investigações sobre o cartel do Metrô de São Paulo na CPI, Estado governado pelo PSDB, mas governistas dedicaram um capítulo da comissão para a refinaria de Abreu e Lima (PE) e conseguiram por essa via interligar o assunto com o Porto de Suape.

Aliados de Campos consideram a ação um “desrespeito” à decisão do STF, mas o relator da CPI, José Pimentel (PT-CE), afirma que fatos correlatos ao principal podem ser apurados pela comissão.

O plano de trabalho aprovado não contempla a convocação dos ex-diretores que integravam o conselho em 2006, quando a polêmica compra da refinaria de Pasadena, que motivou o pedido de investigação sobre a Petrobras, foi autorizada com o aval de Dilma. Nestor Cerveró, apontado pela presidente como responsável pelo parecer técnico “incompleto” que orientou o negócio, foi chamado a prestar depoimento.

Também não há requerimentos para chamar a depor o ex-diretor Paulo Roberto Costa, preso na Operação Lava-Jato da Polícia Federal, nem Fábio Barbosa e Jorge Gerdau, que integravam o conselho da estatal à época.


PRESIDENTE DA PETROBRAS ESTÁ ENTRE OS PRIMEIROS CONVOCADOS

A presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-presidente Sérgio Gabrielli serão os primeiros a serem ouvidos pela CPI, na próxima semana. Os dois já prestaram depoimentos na Câmara e do Senado.

Dos 13 integrantes da CPI do Senado, apenas um é da oposição. DEM e PSDB se recusaram a indicar membros porque insistem na instalação de CPI mista, com deputados e senadores. Há 19 indicados para a comissão mista, dois a mais que o mínimo necessário para o começo dos trabalhos, mas aliados do governo sustentam que ela só pode ser instalada após o prazo para indicações, que termina na próxima semana.

Nenhum comentário: