VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 14 de março de 2014

UTOPIA CARA

ZERO HORA 14 de março de 2014 | N° 17732


EDITORIAIS


A insistência de grupos de militantes na defesa da estatização do transporte público na Capital, como alternativa de assegurar a gratuidade para os passageiros, ignora o fato de que empresas pertencentes ao poder público não acenam, necessariamente, com qualquer garantia de eficiência. O contraste entre a Carris deficitária e consórcios privados lucrativos em Porto Alegre evidencia que o passe livre não passa de uma ilusão, infelizmente cultuada por algumas organizações em descompasso com a realidade. Essa crença só pode ser atribuída à falta de conhecimento da história recente e da lógica interna de quem opera transporte público na área governamental ou em âmbito particular.

Quem já andava de ônibus em 1989 tem condições de lembrar o que ocorreu na época depois de uma intervenção por parte da prefeitura da Capital nas empresas de transporte coletivo. Entre outras consequências, que ao final acabaram pesando sobre os usuários, a tarifa acabou aumentando de forma considerável quando a operação foi devolvida aos empresários. Quem recorre hoje ao transporte coletivo precisa se perguntar também se o padrão de serviço com o qual gostaria de contar é o oferecido atualmente pela empresa controlada pelo município.

Obviamente, os problemas existem tanto na esfera pública quanto na privada – e, nesse último caso, basta lembrar que, há décadas, não há qualquer tipo de concorrência pública nessa área. Ao mesmo tempo, uma simples licitação como a pretendida pela prefeitura não pode ser vista como remédio para todos os males.

Depois das manifestações de rua por um transporte mais digno, o desafio precisa ser encarado. Só haverá garantia de bons serviços se o poder público se comprometer em fiscalizar quem os presta com rigor, independentemente de os responsáveis serem o próprio governo ou empresas particulares.

Nenhum comentário: