VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 23 de novembro de 2013

VOTO SECRETO NO LEGISLATIVO OPINIÃO DO LEITOR


ZERO HORA 23 de novembro de 2013 | N° 17623


DO LEITOR. Qual a sua opinião sobre a PEC que põe fim ao voto secreto no Legislativo?


Os deputados e senadores têm que assumir publicamente seus votos e seu posicionamento sobre o que está para ser votado. No meu entendimento, o voto secreto é um ato de covardia, porque esconde o caráter de quem o usa.

João Alfredo Mallmann

Quanto mais o voto secreto parlamentar vai sendo usado com casuísmo, mais ficam com razão os que o querem banido radicalmente, sem exceções. O voto ostensivo hoje já é regra, com algumas exceções que visam proteger o interesse público, de modo que este não seja desvirtuado pela exposição dos votantes. Mas se é transformado em instrumento de esgrima entre os poderes, perde a função primitiva e cede às desconfianças que pairam sobre a confiabilidade suposta pelos constituintes.

A desculpa de que o legislador vai perder o poder de decisão não é verdadeira. Afinal, queremos pessoas com opinião e, mais ainda, conhecer suas verdadeiras escolhas para, como cidadãos, escolher melhor nossos representantes.

Luiz Guiode Salamon

Canoas

Esta decisão já é tardia! Elegemos nossos representantes e não sabemos como votam. O fim do voto secreto deve ser aprovado o mais rápido possível, sem qualquer ressalva, para o bem da democracia!

Com nosso voto é que são eleitos, portanto, devem votar abertamente, para sabermos se estão mesmo defendendo nossos anseios. Se votam secretamente, têm ampla liberdade para aprovarem aquilo que somente a eles interessa.

Alcemir Schuster

Fim do voto secreto não pode ser universal, sob o risco de imperar a demagogia, o policiamento ideológico e o baixo nível cultural e político da população. Seria transferir para o Legislativo o resultado das políticas de manipulação do pensamento popular tão apreciado pelos governantes de plantão, em especial da esquerda demagógica. Quem iria se posicionar, numa votação aberta, contra a ampliação irresponsável de programas de transferência de renda à população mais pobre. O voto aberto deve ser implantado para alguns assuntos específicos como cassações.

Vanderlei Cardoso

Nenhum comentário: