VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR

JORNAL DO COMERCIO 04/10/2013

Décio Franzen


No próximo dia 25 de outubro, em Capela de Santana, haverá novo encontro para ratificar a fundação da Associação de Vereadores do Vale do Caí. Participei do primeiro encontro, com a presença de vereadores de diferentes cidades, mas cujos problemas são semelhantes entre si. Fui vereador por dois mandatos no município de Feliz e tenho a convicção de que essa é uma das funções mais nobres que se pode exercer na vida pública, principalmente por estar em contato direto com as pessoas. É no município que se vive, onde temos a família, os nossos amigos e se é feliz ou não. São os vereadores os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como a Lei Orgânica – uma espécie de Constituição Municipal, com as diretrizes que devem ser seguidas pelos poderes Executivo e Legislativo e pelos moradores da cidade.

A Assembleia Legislativa é uma espécie de extensão ao Estado da Câmara de Vereadores, acompanhada à distância e com menos participação daqueles que nos conduziram ao mandato, portanto, diferente do município. Cada projeto ou indicação que se discute no município é fundamental. Há leis decisivas (sistema tributário, serviços públicos, isenções e anistias fiscais, por exemplo), assim como é necessário o controle e a fiscalização da atuação dos gastos da prefeitura e da atuação do prefeito. São os vereadores que devem zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gastos. É o vereador que funciona como uma ponte entre os cidadãos e o prefeito e é ele que muito faz pelo seu município ao cuidar dos assuntos locais.

Deputado estadual/PDT

Nenhum comentário: