VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

FORA DO ALCANCE

ZERO HORA 14 de junho de 2013 | N° 17462

EDITORIAIS


A dificuldade do poder público para localizar um integrante do primeiro escalão do governo Tarso Genro o secretário extraordinário da Representação do Rio Grande do Sul em Brasília, Hideraldo Caron , para quitar um débito com o Tesouro expõe sem retoques as falhas da burocracia. Como é possível que um caso desses, envolvendo uma autoridade, atualmente residindo em Brasília, possa se arrastar desde 2007? Independentemente do desfecho do fato, os desdobramentos até agora chamam a atenção para absurdos da burocracia, que impedem o cumprimento de decisões, favorecem a impunidade e levam o poder público a agir como se estivesse num jogo de cena.

A partir da divulgação do episódio, o Ministério Público de Contas, ao qual cabe zelar pelas decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE), resolveu agir, abrindo análise do processo para estudar possíveis medidas adicionais. O funcionário teve as contas relativas ao ano de 2000 rejeitadas pelo TCE, quando presidiu o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O valor que deveria ser devolvido aos cofres públicos é estimado hoje em cerca de R$ 1 milhão. O inacreditável é que tanto a PGE, à qual cabe fazer a notificação, quanto o servidor envolvido integram o governo estadual.

O aspecto relevante não é o episódio em si, comum no setor público. O que chama a atenção, e exige providências, é o verdadeiro faz de conta por parte de quem deveria zelar pela agilidade no cumprimento de decisões na esfera pública.

Nenhum comentário: