VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

QUEM VENDE O VOTO É...

ZERO HORA 01 de novembro de 2012 | N° 17240

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA

A prisão de três pessoas envolvidas na compra de votos em Jaquirana, fartamente comprovada em telefonemas grampeados com autorização judicial, é desses episódios que revoltam tanto quanto ensinam. Revoltam porque mostram a desfaçatez com que se compra a consciência de eleitores de uma pequena comunidade, distribuindo comida, favores e bens de maior ou menor valor. Ensinam porque, como a polícia fez seu trabalho, a Justiça tem a oportunidade de mostrar aos eleitores de todo o Estado que o crime não compensa.

Até aqui lembrada por ser um dos lugares mais frios do Rio Grande do Sul e pelas brincadeiras do chargista Iotti com a Jaquirana Air, a pequena comunidade dos Campos de Cima da Serra ficará conhecida agora como uma cidade onde se vendem votos por pneu velho, máquina de lavar roupa, rancho e combustível. A mulher que pedia a máquina de lavar roupa garantia 14 votos para o prefeito Ivanor Rauber (PP), que agora corre o risco de ter o diploma cassado.

Os eleitores que venderam seus votos não são menos corruptos do que quem os comprou. Ambos estão praticando crime eleitoral. Por ignorância ou por estarem acostumados a essa prática nefasta, alguns eleitores podem até achar que não estão fazendo nada de errado. Quem compra sabe que está sujeito às penas da lei.

Tão chocante quanto a notícia em si foi acompanhar a reação de parte dos eleitores do prefeito Rauber, que provocaram tumulto em frente à delegacia, indignados com a operação policial que prendeu o filho do prefeito, um vereador e o coordenador da campanha.

Os indícios de fraude já eram visíveis antes da eleição. Com 4.177 habitantes, segundo o IBGE, Jaquirana tem 4.123 eleitores. Por mais que seja comum as pessoas mudarem de cidade e deixarem o título eleitoral no domicílio de origem, esse número faz acender um sinal de alerta. Será possível um município de 4.177 habitantes ter apenas 54 com menos de 16 anos? No portal oficial do município constam 775 alunos no Ensino Fundamental e 54 na Educação Infantil.

Nenhum comentário: