VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

LEI DE FERRO DA OLIGARQUIA

Prefeitos que buscam reeleição declaram o cargo como profissão . Levantamento do TSE mostra as profissões de todos os candidatos destas eleições

O Globo
Publicado: 4/09/12 - 8h39
Atualizado: 4/09/12 - 8h50


RIO - Levantamento divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as profissões dos candidatos às prefeituras deste ano apontou um dado curioso. A ocupação mais declarada por eles foi a de prefeito - 1.934, que, na verdade, é um cargo administrativo, e não uma profissão.

A segunda mais declarada foi a de empresário (1.838), seguido por comerciante (1.026), agricultor (986) e advogado (833). A profissão vereador foi apontada por 911 candidatos a prefeito, e se encontra na nona posição.

Comparado à última eleição municipal, em 2008, a profissão entre os candidatos que mais cresceu foi a de digitador (500%) - que, este ano, registra apenas seis candidatos. Dezoito profissões aparecem no levantamento do TSE com apenas um candidato, entre elas as de agente de viagem, serralheiro, jardineiro, funileiro e terapeuta.

Já entre os candidatos a vereador de todo o país, a ocupação mais declarada foi a de servidor público municipal (37.844). A profissão “vereador” aparece em 6º lugar (18.939), menos que dona de casa, que está na 5ª posição com 22.662.

Para o cientista político Manuel Sanches, da UFRJ, os números mostram um grande índice de reeleição de prefeitos em todo o país, que desejam se manter no poder. Além disso, também revelam uma vaidade por parte daqueles que já foram eleitos, e que esquecem suas verdadeiras profissões para se autoafirmarem como “o prefeito da cidade”.

- É o caso explícito da “Lei de Ferro da Oligarquia” (do sociólogo alemão Robert Michels). Existe uma tendência de quem chega ao poder se reproduzir no poder. É um fato que é registrado não só na política brasileira, e sim do mundo inteiro. É uma tendência natural entre as pessoas que tem interesse na política. Quando estas estão mais velhas, elas tendem colocar os seus filhos como candidatos, a fim de perpetuar o poder. Esses políticos, naturalmente, criam esta oligarquia, que vai se reproduzir e se manter no poder - disse, usando como exemplo o caso do candidato Rodrigo Maia (DEM), filho do ex-prefeito Cesar Maia.

Nenhum comentário: