VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 26 de agosto de 2012

SIM, HÁ BONS CANDIDATOS

 
ZERO HORA 26 de agosto de 2012 | N° 17173

PÁGINA 10 | ROSANE DE OLIVEIRA


O lado bizarro do horário eleitoral, com candidatos que parecem ter saído de um programa humorístico, passa para os desavisados a falsa ideia de que esse é o padrão e que é difícil, ou impossível, encontrar homens e mulheres decentes para votar, principalmente na eleição para as Câmaras. Engano. A coluna contabiliza pelo menos 72 pessoas o dobro do número de cadeiras que poderiam ocupar uma vaga de vereador sem fazer feio. A lista não será divulgada para não configurar favorecimento aos escolhidos.

O problema é que, para separar o joio do trigo, é preciso conhecer os candidatos. E o tempo no horário eleitoral é escasso.

Nas pequenas cidades, é muito fácil escolher prefeito e vereador, porque as virtudes e os defeitos dos candidatos são conhecidos. Nas médias e grandes, dá um pouco mais de trabalho, porque implica prestar atenção e fazer alguma pesquisa, mas vale a pena pela possibilidade de melhorar a qualidade da representação.

Há candidatos para todos os gostos. Para quem gosta de greve e para quem abomina. Velhos com sabedoria e larga experiência e jovens cheios de energia e ideias criativas. Mulheres preparadas e outras que entraram no jogo apenas para cumprir as cotas. Brancos e negros. Simpáticos e insuportáveis. Altos e baixos.

Uma boa forma de iniciar o processo de escolha ou de eliminação é avaliar o desempenho de quem já é vereador. Se trabalhou bem, merece continuar. Se não foi bem, é o momento para fazê-lo procurar outro caminho. A ideia de que ninguém deveria ser reeleito é pobre: os bons devem ser reconduzidos por merecimento. Para saber quem é quem, basta navegar pelo site da Câmara e conferir o que fez seu vereador, que projetos apresentou, como trabalhou nas comissões, o que fez pela cidade.

Dos que estão estreando agora na campanha é importante pesquisar a vida pregressa e acompanhar o comportamento no dia a dia. Você votaria em alguém que era pobre e enriqueceu na passagem por uma secretaria? Você votaria em alguém só porque tem a campanha mais cara? Votaria em quem faz barbaridades no trânsito com o carro cheio de adesivos de campanha?

As redes sociais também ajudam a conhecer os candidatos. Convém desconfiar dos que têm solução para tudo e dos que só sabem apontar erros. Para o bem e para o mal, as pessoas se revelam nas redes sociais – expõem preconceitos, mostram se têm senso de humor ou não, escancaram seu desequilíbrio emocional, revelam bom senso, demonstram conhecimento do que falam.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - VOTO ZERO para os maus candidatos...aqueles com ficha e contas sujas, aqueles que prometem o que não podem cumprir, os demagogos, os falaciosos, entre outros oportunistas que só querem o poder para se locupletar. Precisamos de candidatos que vão atuar com responsabilidade no mandato, zelar pelo dinheiro público e priorizar o tempo empenhado em questões municipais prioritárias de segurança, saúde, educação, saneamento básico, acessibilidade e  mobilidade urbana. Todas estas áreas são vitais para o povo de um município, e o governante tanto na Prefeitura como na Câmara de Vereadores deve agir de pronto, proporcionando a estrutura municipal, valorizando os agentes municipais, criando condiçoes de trabalho e exigindo do Estado e da União investimentos pesados, repasses das cotas previstas e aplicação no município de uma justa fatia dos impostos arrecadados. 

Nenhum comentário: