VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

OS JULGADORES JULGADOS

ZERO HORA 11 de julho de 2012 | N° 17127

EDITORIAL


Caberá aos senadores com assento no Congresso decidir hoje, em votação secreta, o destino de seu colega Demóstenes Torres (ex-DEM/GO, sem partido). Suspeito de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, o ex-procurador foi investigado pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Senado. Por ampla maioria, a comissão aprovou relatório do senador Humberto Costa (PT-PE) que considera Demóstenes culpado de quebra de decoro e recomenda sua condenação à perda de mandato. Essa é a sentença a ser submetida aos pares do parlamentar, no plenário, na sessão de hoje, a qual, por imposição constitucional, será secreta, não podendo os senadores sequer abrir o voto, sob pena de anulação do julgamento.

Para que Demóstenes seja condenado, serão necessários votos favoráveis de 41 dos 81 integrantes da Casa – o próprio acusado participa da votação. Levantamentos extraoficiais divulgados pela imprensa indicam que 52 senadores se dispõem a votar pela perda de mandato. A prevalecer o sigilo estabelecido pelo Supremo, jamais se poderá saber se essa disposição é autêntica ou não, uma vez que muitos podem mudar de posição no último momento. O que não é possível é imaginar que a opinião pública tolerará uma atitude leniente dos senadores em presença dos malfeitos imputados a seus pares. O Senado deveria ser a imagem do pacto federativo brasileiro, daí advindo o simbolismo de sua cúpula voltada para o solo, representando a força emanada da terra. Cada Estado, seja o setentrional e pobre Amapá ou o industrializado e populoso São Paulo, tem o mesmo peso nessa Casa, materializado numa bancada de três senadores eleitos sob o princípio do voto majoritário. Infelizmente, nos últimos anos, esse caráter da Casa Revisora tem se tornado inócuo, aos olhos da população, diante da grande quantidade de escândalos que vicejam no parlamento.

Nenhum comentário: