VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SANEAMENTO É PROBLEMA GRAVE NO PAÍS

 

 EDITORIAL CORREIO DO POVO, 21/06/2012


A questão do saneamento ainda sofre de invisibilidade e recebe menos atenção do que o desmatamento e a obtenção de energia. Contudo, seu impacto ambiental na vida dos brasileiros é enorme, notadamente porque, quando expandido devidamente e atendendo com eficiência os lares brasileiros, contribui decisivamente para melhorar os números da saúde pública, evitando doenças e contágios e permitindo à população a obtenção de mais qualidade de vida. Isso é mais visível principalmente no que diz respeito às crianças, que ficam mais protegidas contra enfermidades e podem crescer de forma mais saudável, atingindo um crescimento físico e mental adequado à sua faixa etária.

Para Oscar Netto, professor de engenharia civil e ambiental da Universidade de Brasília, as pessoas todos os dias se deparam com problemas decorrentes da falta de saneamento urbano. Ele citou a última enchente do rio Negro, no Amazonas, cujas águas transportavam lixos e resíduos não recolhidos em áreas distantes. Aliás, ele aduz que a região Norte tem o pior índice de coleta de esgoto, de 6,2%, enquanto a média nacional é de 44,5% de recolhimento nas residências.

Para o especialista, é urgente que o saneamento ocupe de vez um lugar de destaque nas políticas públicas. Isso não será um procedimento fácil, como se conclui a partir do fato de que o próprio PAC do Saneamento estacionou e não está ajudando a incrementar os números do setor.

O investimento em saneamento, embora seja algo que não costuma render dividendos eleitorais, por se relacionar com obras de infraestrutura pouco visíveis, é fundamental para melhorar os índices de desenvolvimento humano. O país está atrás de muitos dos seus vizinhos no ranking do IDH da ONU e, se não houver vontade política e recursos para mudar tal situação, ela tende, infelizmente, a se perpetuar.

Nenhum comentário: