VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PROGRESSISTAS NA ENCRUZILHADA

ROSANE DE OLIVEIRA, PÁGINA 10. ZERO HORA 11/06/2012


O PP na encruzilhada


Será uma noite difícil para o PP a desta segunda-feira. Não apenas para o diretório de Porto Alegre, diretamente envolvido na escolha do candidato que terá seu apoio na eleição para a prefeitura, mas também para todo o partido. Hoje se joga muito mais do que a eleição da Capital. O PP decide com um olho em 2012 e o outro em 2014.

A ala que briga pelo apoio a Manuela D’Ávila (PC do B) não está preocupada apenas com a participação no plano de governo, a indicação do vice e o espaço que ocupará em caso de vitória. O que está em jogo é a candidatura da senadora Ana Amélia Lemos (PP) ao Piratini. Não por acaso, os deputados estaduais e federais estão alinhados com Ana Amélia. É porque identificam nela a única chance de o PP chegar ao Piratini em 30 anos. Desde a eleição de Jair Soares, em 1982, o PP tem sido coadjuvante na disputa pelo Piratini.

Os vereadores preferem a aliança com o prefeito José Fortunati (PDT) porque o partido já está no governo, ocupa três dezenas de cargos e tem péssimas lembranças da escolha que fez em 2008, quando apoiou Onyx Lorenzoni (DEM), mesmo integrando o governo de José Fogaça (PMDB). No grupo dos apoiadores de Fortunati estão, também, aqueles que se movem por convicções ideológicas e não digerem a ideia de apoiar a candidata de um partido comunista, que tem a foice e o martelo como símbolo.

O levantamento feito por Zero Hora e Rádio Gaúcha, que mostrava maioria favorável a Fortunati, serviu de base para uma forte investida de Ana Amélia sobre os membros do diretório. A senadora, que desembarcou em Porto Alegre na sexta-feira, passou o fim de semana telefonando não apenas para os indecisos, mas também para os que declararam voto em Fortunati. Hoje, em um café da manhã, Ana Amélia tentará virar o voto de Beto Moesch, que vale por cinco – dois dele e três de integrantes do diretório que seguem a orientação do vereador. No final da tarde de ontem, ela e o presidente do PP, Celso Bernardi, se reuniram com Manuela para traçar a estratégia final de convencimento de quem ainda não abriu o voto.

Os apoiadores de Fortunati estão seguros da vitória. Mesmo sabendo que levarão apenas um pedaço do PP, querem garantir o tempo de TV que resulta do apoio oficial. Ana Amélia já avisou que, se o partido apoiar Fortunati, fará campanha para Manuela. Nesse caso, será uma campanha sui generis: o PP dando apoio oficial no rádio e na TV e Ana Amélia fazendo propaganda no YouTube, no Facebook e no Twitter para Manuela.

Nenhum comentário: