VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 22 de maio de 2012

A CPI DA CASCATA


<br /><b>Crédito: </b> ARTE JOÃO LUIS XAVIER
Crédito: ARTE JOÃO LUIS XAVIER   

Juremir Machado da Silva - CORREIO DO POVO, 22/05/2012


Palomas, sempre Palomas, um lugar único no mundo, onde políticos prometem e não cumprem e piso vira teto. Palomas, Palomas, sempre Palomas, único lugar do universo onde mensalão vira caixa 2 e caixa 2 é transportado em cueca, meia e mala de garupa. Palomas, Palomas, sempre Palomas, único lugar da galáxia em que o paladino da ética é financiado por um bicheiro, mas continua senador. Palomas, Palomas, sempre Palomas, único lugar da América Latina onde um José Sarney, pilar civil da ditadura militar que torturou, matou e não pagou, aparece nas imagens da instalação de uma Comissão da Verdade destinada a apurar os crimes do regime autoritário. Palomas, sempre Palomas, único lugar onde um criminoso pauta a sessão Morcego da investigativa revista Oia.

Palomas, de fato, é um lugar singular. Lá, CPI não termina em pizza. Começa. No momento, está em foco a CPMI da Cascata. A primeira grande descoberta, contudo, não foi feita pelos integrantes da Comissão, mas pelo olho indiscreto da mídia, o olho da televisão, que a revista Oia, nessas coisas, é cega. A câmera pegou o deputado petista Vacaredo levando sua reputação para o brejo. A mensagem que ele estava passando por celular - Palomas é líder mundial em número de celulares de última geração - correu o mundo e ainda domina todas as conversas nos bolichos de Palomas. Ninguém esquecerá o seu recadinho carinhoso para o governador peemedebista do Rio de Janeiro, o cosmopolita Sérgio Cabral: "A relação com o PMDB vai azedar na CPI, mas não se preocupe, você é nosso e nós somos teu". O amor é lindo! Cabral tem descoberto o Brasil e cachoeiras de vinhos do mundo graças aos agrados desinteressados dos seus amigos cascateiros. Leva a vida em voo de asa-delta. Está blindado por simpatia pura.

A mensagem de Vacaredo mostrou que ele é um amigo leal. O "teu", do final do torpedo que, não tivesse sido disparado em Palomas, poderia derrubar os dois, não é sinal de analfabetismo, embora não se deva pôr o pé no fogo por ninguém, mas de que o autor tem mão grande. Opa! Nada de mal-entendidos chatos. Tem dedo grande. Cometeu um erro de digitação. O povo de Palomas é grosso, mal-educado, tem mania de simplificar as coisas. Estão dizendo em cada esquina que Vacaredo não passa de um safado. E que Cabral é simplesmente um aproveitador. Êta gente linguaruda. A falta de sofisticação dos palomenses os leva a achar que Vacaredo deveria ser expulso da mangueira, quer dizer, da Câmara de Deputados, por quebra de decoro parlamentar. Pobres dos palomenses, ainda acreditam em decoro no Congresso Nacional. São caipiras.

Palomas, sempre Palomas, único lugar do céu e da terra onde uma CPI, cujo objetivo é a transparência, tranca os documentos numa sala-cofre e faz tudo para que não sejam convocados a depor os governadores envolvidos no escândalo em questão. Palomas é um paraíso. Um paraíso fiscal. A imprensa palomense, contudo, garante que a faxina está pegando por lá e que ninguém ficará impune. A população de Palomas ouve isso atenta e exclama: Uau!

Juremir Machado da Silva | juremir@correiodopovo.com.br

Nenhum comentário: