VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O CUSTO DA LENTIDÃO


EDITORIAL ZERO HORA 06/04/2012

O balanço das ações governamentais na área de infraestrutura consideradas prioritárias para o Estado confirma a resistência de um apego exagerado à lentidão por parte do setor público. Essa deformação cultural ajuda a entender o abismo existente entre a expectativa dos gaúchos pela conclusão de obras consideradas inadiáveis para melhorar a qualidade de vida no dia a dia. Entre elas, estão o metrô da Capital, a Rodovia do Parque, a duplicação de trecho da BR-386 e a nova ponte do Guaíba, que, pela sua relevância, requerem maior atenção.

As razões alegadas pelo poder público para o atraso, que só servem para frustrar e irritar ainda mais os cidadãos, vão desde a burocracia e a demora no cumprimento de prazos das diferentes etapas de cada projeto até divergências entre as três instâncias da federação. O setor público, em âmbito municipal, estadual ou federal, precisa ser cobrado a se mostrar mais competente na elaboração de projetos de infraestrutura com celeridade e eficiência.

Além de darem mais atenção ao tempo de execução, os governantes deveriam se preparar melhor para prestar contas permanentemente sobre o andamento de obras custeadas com dinheiro público. As informações precisam incluir as eventuais razões para o descumprimento de prazos em diferentes etapas de seu planejamento ou execução.

Da mesma forma, é importante que a sociedade possa se organizar, assegurando meios de acompanhamento permanente e com o mínimo de dificuldade pelo menos de empreendimentos incluídos entre os prioritários pela população.

Atrasos crônicos como o que o Estado presencia não têm como ser tolerados, pela frustração que geram e pelo custo que impõem para os contribuintes.

Nenhum comentário: