VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

DEPUTADOS DO RS - UM TERÇO PODE DISPUTAR PREFEITURAS


Um terço dos 55 deputados pode disputar prefeituras - Fernanda Bastos, JORNAL DO COMERCIO, 11/04/2012

Somente em junho, mês definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções, os candidatos a prefeito serão formalizados pelos partidos. Apesar do clima de indefinição nas negociações entre as legendas, muitas pré-candidaturas, no entanto, já começam a tomar forma no período que antecede a campanha eleitoral.

Valendo-se da visibilidade do mandato, muitos deputados estaduais devem entrar na disputa pela prefeitura de municípios do Estado. Levantamento feito pelo Jornal do Comércio com as coordenações de bancada apurou que o número de possíveis candidatos ultrapassa um terço do total de parlamentares na Assembleia Legislativa. Dos 55 deputados, 19 podem disputar o pleito deste ano.

O número elevado de interessados em concorrer a prefeito é motivado principalmente pela legislação eleitoral, que não exige que deputados se desincompatibilizem do mandato para a disputa. A fiscalização sobre um possível abuso de poder é a mesma feita aos prefeitos e vereadores que tentam a reeleição, ou seja, não há restrições para os parlamentares atuarem como deputados e candidatos concomitantemente.

Com a maior bancada na base de sustentação do governo Tarso Genro (PT) na Assembleia Legislativa, o Partido dos Trabalhadores tem o maior número de pré-candidatos. Dos 14 deputados, cinco foram definidos pré-candidatos da legenda. Adão Villaverde irá concorrer em Porto Alegre, Marisa Formolo em Caxias do Sul, Alexandre Lindenmeyer em Rio Grande, Luis Fernando Schmidt em Lajeado e Daniel Bordignon em Gravataí.

Maior bancada de oposição no Parlamento, com oito parlamentares, o PMDB poderá apresentar quatro candidatos: Marco Alba para Gravataí, Álvaro Boessio para Farroupilha, Edson Brum para Santa Cruz do Sul e o presidente da Assembleia - que deixará o cargo no final de janeiro do ano que vem - Alexandre Postal para Bento Gonçalves.

O PDT, que possui uma bancada de sete deputados, tem três possíveis candidatos para a disputa. Em Caxias do Sul, Alceu Barbosa é uma alternativa consolidada; em Cachoeira do Sul, Marlon Santos é o nome mais cotado; e, em Montenegro, Paulo Azeredo.

As bancadas progressista e socialista podem ter dois candidatos cada. No PP, Frederico Antunes é cotado para disputar em Uruguaiana e João Fischer quer entrar na disputa em Nova Hamburgo. O PSB apresentará Catarina Paladini para a eleição em Pelotas e avalia a viabilidade da candidatura de Heitor Schuch em Santa Cruz do Sul. O PPS joga suas fichas na eleição de Luciano Azevedo para a prefeitura de Passo Fundo e o DEM marcará posição no pleito em Porto Alegre com Paulo Borges. Jorge Pozzobom é o nome tucano em Santa Maria.

Uma situação curiosa é a dos colegas de plenário que terão de se enfrentar nos debates eleitorais. Se forem confirmados candidatos, serão adversários diretos os deputados Villaverde e Borges, em Porto Alegre; Marisa e Alceu, em Caxias do Sul; e Schuch e Brum em Santa Cruz do Sul.

Nenhum comentário: