VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A FAXINEIRA DILMA

JUREMIR MACHADO DA SILVAS - CORREIO DO POVO, 07/12/2011

Oposição é oposição, situação é situação, diz a filosofia política. Oposição é para pedir CPI. Situação é para impedir. Os argumentos são sempre os mesmos. Só os atores trocam de lado do balcão. A oposição usa a estratégia do cobertor curto para esfriar ou esquentar a situação. Se Dilma demite ministros acusados de corrupção, está apenas fazendo o que a mídia quer. Se não demite, está acobertando malfeitores só para não passar a ideia de fazer o que a mídia quer. Se demite, não faz mais do que a obrigação. Se não demite, não tem coragem de cumprir a obrigação. Se demite e passa a ideia de estar fazendo uma faxina, recebe logo o troco: que faxina é essa, se foi ela quem nomeou os varridos? Não existe a possibilidade do reconhecimento do erro ou do desconhecimento, na origem, dos malfeitos. Nem a possibilidade de erros serem cometidos depois da nomeação. Papel de oposição é tirar proveito da situação.

Oposição é para cobrar cumprimento de lei. Situação é para justificar a impossibilidade do cumprimento da lei. Oposição deve afirmar categoricamente que a situação não paga o que a lei manda porque não quer. Situação é para sustentar que não paga, o que antes exigia que fosse pago, porque não pode. A atual situação gaúcha deu um passo à frente sobre o pagamento do piso do magistério: Yeda não pagava porque não queria (embora também não pudesse). Leia-se: se pudesse, sem estar nadando em dinheiro, também não pagaria. O governo atual quer pagar, mas ainda não pode. O cobertor sobe e desce. É um puxa para cima e um puxa para baixo que jamais acaba. Tudo o que a oposição quer é que a situação deixe a bola quicando (em Palomas era picando) para que ela chute. A corrupção é quase sempre a bola da vez. O roto acusa o descosido como se nunca tivesse queimado a mão. Um pecado da situação absolve mil pecados da oposição. No popular, toma lá dá cá. Em todos os sentidos. É bala e bala.

E bola. Como todos têm alguma culpa do cartório - já tivemos, segundo alguns analistas, "mensalão" do PSDB, do PT, do PP, do PMDB, do Dem, do PC do B -, o problema não parece ser a corrupção, sempre reduzida a mero problema de caixa 2 e financiamento de campanha, mas a oportunidade de destapar os pés ou a cabeça do adversário político. Dilma está blindada. Tirou cinco ministros das suas poltronas e os jogou no olho da rua. Carlos Lupi já foi. Mário Negromonte está embaixo do tapete do seu gabinete, de onde deverá ser desalojado em breve, salvo se for ultrapassado por Fernando Pimentel. Nada estraga a imagem da presidente faxineira. Parece não ter pressa. Como se dissesse, calma, o caminhão do lixo não passa todo dia. Negromonte está embalado. Se fosse em Porto Alegre, estaria morando num desses contêineres. O que é dele está guardado. Bem à vista. Vai dançar. E Dilma vai faturar. O PDT não queria saber mais de Lupi. Mas Dilma quer saber do PDT. Não podia maltratar demais o aliado. Dilma termina o ano em alta. Limpeza. É faxineira e patroa. A oposição não consegue lhe puxar o tapete.

Nenhum comentário: