VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 26 de junho de 2011

UM TAPA NA CARA DE TODOS NÓS


É fácil apontar o dedo para o deputado Sérgio Moraes, que se transformou em um dos assuntos mais comentados da semana ao dar um tapa na cara do colega Ronaldo Santini durante um encontro do PTB, e dizer que foi um escândalo.

Mais difícil é entender como um deputado que já havia dito abertamente que se lixava para a opinião pública conseguiu se reeleger com uma votação expressiva para o Congresso. Quem está mesmo se lixando para quem nessa história toda?

É uma obviedade criticar o fisiologismo dos partidos políticos, os interesses comezinhos que movem a disputa pelo poder (e descambam em agressões retóricas ou literais), em todos os governos.

Mais complexo é entender que a política não depende só dos outros. Os outros também somos nós – mesmo aqueles entre nós que dizem que não se importam com a política. Omissão também é uma forma de ação.

É simples condenar a corrupção alheia, as negociatas que resistem à alternância das siglas. Mais intrigante é investigar onde elas nascem. Será que os eleitores são tão ignorantes a ponto de errar tanto em suas escolhas? Ou será que o que vemos no Congresso é apenas uma representação fidedigna da nossa própria sociedade?

Um tapa é um estereótipo mais acabado da falência da política, que deveria ser a arte do diálogo, do bom senso, da mediação de conflitos, com vistas ao bem comum. A pergunta que fica é: como chegamos a esse ponto?

A gente se choca com o que vê no Congresso, nas Assembleias, nas Câmaras de Vereadores, mas não é só nesses lugares que a ética anda em baixa. Olhando com atenção, vamos ver que todo dia também damos e recebemos tapas morais, o tempo todo. Em algum momento, quem se preocupa em cumprir regras passou a ser visto como tolo. O Joãozinho do passo certo. O idiota. Esperto é quem sabe levar vantagem, tirar uma casquinha, falar mais alto, se mostrar mais agressivo, mais competitivo. Até demonstrar afeto passou a ser interpretado como sinal de fragilidade. Olhar nos olhos está fora de moda. Ninguém mais tem tempo para ouvir o que o outro tem realmente a dizer. Ouvir dá trabalho. Mais fácil pegar uma cartilha pronta com instruções politicamente corretas e repetir chavões – com lições e julgamentos sobre a vida dos outros.

Se pensarmos bem, a lógica é a mesma. Se todo mundo faz, por que também não posso fazer um gato da TV a cabo na minha casa? Se ninguém respeita os sinais de trânsito mesmo, que diferença faz eu estacionar na calçada ou parar em fila dupla? Se quem fala mais alto sempre é ouvido, por que não gritar? Se todo mundo ganha uma comissão a mais num negócio ilícito, por que vou ficar fora do bolo? Se todos os partidos trocam apoio por cargos, por que o meu não cobraria?

É cada vez mais raro encontrar quem ainda se disponha a dar algo em troca sem esperar sua recompensa – seja nos relacionamentos pessoais, no trabalho, no trânsito. O que vale é ganhar, de preferência com mínimo esforço. Mesmo que seja a um alto custo, da perda da própria humanidade. Não é a política que anda desacreditada, são as nossas relações. Daí para descambar para a falta de ética e para a corrupção, é um tapa.


LETÍCIA DUARTE - JORNALISTA - ZERO HORA 26/06/2011

"Falei que o PTB tem R$ 2 milhões por mês em cargos." - SERGIO MORAES, deputado federal (PTB) ao manifestar a insatisfação com a forma da ocpuácão da máquina no governo estadual.

Nenhum comentário: