VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

terça-feira, 7 de junho de 2011

CONTRA OS SERVIS

Existe a velhice inequívoca, quando o espírito enruga mais do que o rosto. Hoje há mais idosos ativistas e produtivos do que jovens, e esses "idosos" guardam um otimismo e espírito irradiador de juventude, denodo e experiência. Quem tem amor na vida e na liderança de um trabalho nunca envelhece. À semelhança de Nietzsche, quem tem projetos de vida e de trabalho não se acostuma com a mediocridade. Não podemos aceitar criaturas servis para que a nossa juventude não seja, no futuro, lacaia da sociedade. Precisamos, sim, que os jovens formem seu caráter sem perder a sua impulsão de dignidade. A vida pública, hoje, nos legou lacaios e aduladores, por isso o sistema em que vivemos nos alimenta de medo e insegurança. Muitos políticos não mostram, nos seus mandatos, coerência com os sentimentos mostrados nas suas campanhas.

Precisamos de gigantes de alma que mostrem ser excelentes na forma de viver, exatamente como disse La Bruyère, citado por Ingenieros: "O homem excelente não pode adular; julga a sua presença inoportuna nas cortes, como se a sua virtude ou seu talento fosse uma exprobração aos que governam!". A sociedade tem, ainda, sede e fome de ver alguém exercendo a política contra a rotina e os rotineiros, contra os servis e domesticados, contra o populismo exacerbado, contra a administração de fachada. A maior virtude de um gigante é rejeitar os hipócritas e os medíocres, sem deixar de preservar os valores da sociedade. Aí vem à mente, de novo, Ingenieros, ao dizer que "aquele que se acostumou a proferir palavras falsas acaba por faltar a si mesmo sem repugnância, perdendo toda a noção de lealdade para com o próprio espírito; os hipócritas ignoram que a verdade é a condição fundamental da virtude". E esquecem a sentença multissecular de Apolônio: "De servos é mentir, de livres, dizer a verdade".

DORVALINO FURTADO FILHO, MÉDICO VETERINÁRIO - DIÁRIO CATARINENSE, 07/06/2011

Nenhum comentário: