VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

sábado, 9 de abril de 2011

MAIORIDADE PENAL: A CULPA É DA CRIANÇA?

Eu seria capaz de ser a favor da redução da idade penal se a punição aos adultos fosse para todas as classes, e não tão seletiva como é. Se os pais educassem seus filhos convienentemente; se recorressem aos métodos caseiros de educação, como o castigo, fazendo-o devolver o objeto que ele disse ter ganhado; não sendo indiferentes quando os filhos cometessem um delito. Sobretudo, não fazendo apologia à violência na frente das crianças.

Se senadores, deputados e outros altos funcionários públicos não cometessem crimes de lesa patria a todo instante, e quando o fizessem fossem punidos com a cassação do mandato, a perda do emprego e a devolução do roubo em dobro, aí sim teríamos bons exemplos. Ao contrário, são julgados por seus chefes e seus pares, que na maioria das vezes são objetos de acusações ainda mais graves. Como não absolver o “companheiro” que amanhã poderá vir a julgá-lo, também, no plenário. De cada dez julgamentos no plenário do congresso, dez são absolvidos. Apesar das provas, são beneficiados por leis que eles mesmos criam, como se fossem entes acima da lei.

Para desviar a atenção da nação, porém, pensam em elefantes brancos como essa lei que só levará crianças pobres para a cadeia.

Porque não pensam na maioria das cidades brasileiras, cujos alunos do ensino fundamerntal ainda não receberam os livros didáticos deste ano e às vezes não têm merenda porque os políticos desonestos desviam os recursos da merenda. Grande parte das crianças que vivem na zona rural ou estudam, caminham dez, quinze quilômetros todo dia para ir à escola. Os prefeitos não providenciam transporte para elas.

Quando os políticos, tão criativos para cobrar boa conduta dos outros, tiverem a mesma preocupação consigo mesmos, eu apoiarei a redução da idade penal. Sem receber educação dos pais e o Estado dando estes exemplos, as crianças não podem ser culpadas.


Frambell Carvalho foi escolhido como a Opinião Pública da semana. OPINIÃO E NOTÍCIA
9/04/2011. Ele comentou a matéria “Manter, reduzir ou abolir a maioridade penal?” e foi escolhido como a Opinião Pública da semana.

Nenhum comentário: