VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

DESPERDÍCIO - FROTA DE CARROS ABANDONADA

Frota de carros do governo está abandonada pelo Estado. Mais de 50 veículos, alguns em condições de uso, estão parados há vários anos no Centro Administrativo - Danton Júnior / Correio do Povo, 20/04/2011


O estacionamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, esconde uma situação contraditória. Enquanto parte da frota utilizada pelo governo do Estado está defasada - alguns veículos estão em serviço há mais de 20 anos - carros mais novos e em condições de uso estão abandonados.

Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do Estado (Dters), ligado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), identificou 50 veículos parados no Caff. A situação se repete em outros três depósitos de veículos do Estado vistoriados desde março, onde foram encontrados mais 217 veículos: Polícia Civil, Parque de Exposições Assis Brasil (Esteio) e Secretaria da Educação.

Muitos destes automóveis deverão ser inutilizados, já que não têm mais condições para prestar serviço. Outros, porém, deverão ser reintegrados. Em muitos carros, considerados em bom estado, uma grossa camada de poeira evidencia que há tempo o veículo não deixa a garagem do Caff. "É um desleixo muito grande que existe na gestão da frota", avalia o atual diretor do Dters, Nilson Lopes Coelho.

A falta de comunicação entre os próprios órgãos do Estado torna o problema mais grave. Muitas secretarias nem sabem que têm carros parados à disposição no estacionamento do centro administrativo. "Às vezes até sabem que ele existe, mas não sabem onde está", afirma o diretor do Dters. Segundo ele, o levantamento deve prosseguir, nos próximos dias, em outros sete depósitos. Os carros que não estão em processo de inutilização deverão passar por um laudo técnico.

A frota do governo estadual é composta por 15 mil veículos. A média de idade é de 10 anos, mas não há um limite para a vida útil de cada automóvel. Um Santana, ano 2003, da Fundação Gaúcha de Trabalho e Assistência Social (FGTAS), por exemplo, é considerado um carro novo, segundo o diretor do departamento. Apesar disso, está parado desde julho de 2010. Ao mesmo tempo em que pensa na renovação da frota, o governo estuda alternativas para minimizar custos. O Dters avalia a possibilidade de terceirização, a exemplo do que já ocorre com a Corsan. "É um cálculo muito complexo e precisamos de algumas variáveis que ainda não temos em mãos", explica Coelho. Caso seja aprovada, a medida será incluída no Plano Plurianual.

Cherokee deverá ser recuperada

Sem uso desde dezembro de 2009 (conforme o cadastro de veículos do Estado), uma caminhonete Cherokee está entre os veículos estacionados na garagem do Centro Administrativo. Adquirida em 1995, o veículo pertence à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh) e tem pouco mais de 80 mil quilômetros rodados (cerca de 5,3 mil por ano). Embora esteja com problemas elétricos, a caminhonete tem condições de ser recuperada, tanto que será doada ao Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Um veículo do mesmo modelo e ano, em bom estado, está avaliado em R$ 19 mil, conforme a tabela Fipe. No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, 79 veículos foram contabilizamos na vistoria realizada pelo Dters. A Secretaria Estadual de Agricultura manifestou o interesse de permanecer com 21, dentre os quais vários caminhões da marca International.

"São caminhões em plenas condições de serem utilizados, desde que haja manutenção", informa Coelho. Ele considera que, nos depósitos a céu aberto a situação é ainda mais complicada. "Os veículos estão apodrecendo, o valor de venda cai e ainda estão sujeitos a roubo", observa.

O problema de frota abandonada no Parque foi noticiado pelo Correio do Povo em 12 de abril. A reportagem constatou que o local foi transformado em depósito de sucata, com esqueletos de carros e máquinas fora de circulação. Dias depois, o Ministério da Agricultura anunciou a intenção de recuperar 22 veículos pertencentes à União.

Nenhum comentário: