VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PENSÃO VITALÍCIA - MANTER O PADRÃO DE VIDA

ENTREVISTA - “A Ordem dos Advogados deveria olhar o umbigo” - Alceu Collares, ex-governador. ZERO HORA, 20/01/2011

Aos 83 anos, o ex-governador Alceu Collares, defende a pensão vitalícia e desafia a OAB a investir energia na discussão de outros temas, como o fim do exame da ordem para bacharéis em Direito que queiram atuar como advogados. Abaixo, leia trechos da entrevista que ele concedeu por telefone:

Zero Hora – Como o senhor avalia a iniciativa da OAB de questionar a legalidade da pensão para ex-governadores?
Alceu Collares – Para os que completaram mandato, isso é um direito adquirido. Podem tomar decisão para proibir daqui para frente. Mal ou bem, direito é direito. Não tem como fazer a correção pelo Judiciário de uma lei que foi devidamente aprovada na Assembleia. A OAB devia olhar o umbigo.

ZH– Por quê?
Collares – Se olhassem o umbigo, iam ver que crime estão cometendo com o exame da Ordem. É o maior absurdo da história do direito brasileiro. A Ordem dos Advogados, numa verdadeira reserva de mercado, toma decisão de jogar no lixo as faculdades sob alegação de que a quantidade de cursos prejudica a qualidade do ensino do direito. Isto é real, mas a Ordem dos Advogados, que é a minha Ordem, tinha de cessar esse exame e pedir o fechamento das faculdades que não cumprem as determinações do Ministério da Educação. É um assalto que a Ordem faz.

ZH – A lei que trata da pensão dos ex-governadores proíbe de que acumulem outras rendas públicas. O senhor é aposentado pelos Correios. Tem outras rendas?
Collares – Sou aposentado. E tenho um valor que recebo do Congresso, fui deputado 20 anos. É um pagamento pequeno. Em todos, fiz contribuições. Todas as minhas remunerações, principalmente a de conselheiro de Itaipu (cargo concedido pelo governo federal), que dá uma inveja nessa gente, são na forma da legislação.

ZH – Quanto o senhor recebe em Itaipu?
Collares – Não tenho de falar da minha vida pessoal (em agosto do ano passado, Collares revelou a ZH que recebe em Itaipu “pouco menos de R$ 14 mil”).

ZH – Não quer responder para dar mais inveja?
Collares – Não me alimento da inveja dos fracassados. Fracassados como esses da Ordem que estão aí têm é de se preparar para serem governadores de Estado. Qualquer um pode ser governador, mas lá não chega qualquer um. Todos têm oportunidade na eleição. Escolham um partido, se candidatem e podem chegar a governador. Acontece que tem de estar preparado. E o gasto que tem um ex-governador é muito grande para fazer conferências, viagens e debates, e ele deve manter um padrão de vida.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - Eu sou admirador do Governador Collares pela atenção dada à Brigada Militar durante o seu governo, porém discordo totalmente da opinião dada nesta entrevista onde acusa um dos paladinos da ordem pública e se justifica com a manutenção do padrão de vida e com suas viagens e debates. É uma afronta à sua imagem.

Um comentário:

Mariane disse...

Como ele quer falar de direito adquirido, adquirido graças ao péssimo governo que fez??Ele é quem deveria ressarcir o povo. Mas é claro que não temos memória, e depois ele vem falando com a maior pompa de que fez um ótimo governo, é um imbecilidade o que diz. Quer dizer nós somos os imbecis. Política não é profissão, ele que se aposente pela profissão dele como todos os cidadãos.