VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

FARRA DOS VEREADORES - Polícia indicia sete por uso indevido de diárias.



TURISMO OFICIAL. Polícia indicia sete por uso indevido de diárias - ZERO HORA, 29/09/2010

Vereador de Triunfo usou verba pública em passeio com parentes e assessores
A Polícia Civil indiciou sete pessoas por falsidade ideológica e peculato no inquérito que apurou o uso indevido de diárias da Câmara de Vereadores e da prefeitura de Triunfo. Um dos indiciados é o vereador Fábio Wrasse (PDT), que presidia a Câmara quando foi flagrado por uma equipe da RBS TV fazendo turismo no Paraguai no horário em que deveria estar assistindo a aulas.

Da Câmara também foram responsabilizados pela polícia os assessores de Wrasse, Luis Carlos Lopes Rodrigues e Jean Paulo Bregalda, e a sogra dele, Dalva Maria Souza Ferreira. Dalva é funcionária da prefeitura, mas estava cedida à Câmara à época do curso. Da prefeitura foram indiciados Veridiana Ferreira Wrasse, mulher do vereador e filha de Dalva, Alexandro Souza Ferreira e Fabiana Soares Cunha Rodrigues.

Uma das principais provas coletadas na investigação da Delegacia de Crimes contra a Fazenda Estadual, Ambiente e Saúde Pública (Defaz) é o depoimento de Ilvo Rohers, professor e dono da empresa Sibram, que promoveu o curso em Foz do Iguaçu (PR). Rohers admitiu à polícia ter ministrado apenas quatro horas de aula do curso organizado para ocorrer entre 27 e 31 de julho.

Conforme o delegado Rodrigo Bozzetto, a informação dada por Rohers ajudou a desconstruir a versão dos investigados e enquadrá-los por falsidade ideológica. Eles haviam sustentado em depoimento que tiveram aulas nos cinco dias. No livro de presenças do curso, apreendido com Rohers, constavam as assinaturas dos investigados.

– Eles assinaram lista de presença em aulas que não aconteceram – frisou o delegado, que caracterizou esse ato como falsidade ideológica.

A comprovação de que os investigados receberam mesmo valores de diárias do Legislativo e da prefeitura se deu por meio da quebra do sigilo bancário da Câmara e da análise de documentos apresentados por autoridades ouvidas no inquérito, que tem em torno de 700 páginas. O uso indevido desse dinheiro configurou, para o delegado, o peculato. Bozzetto disse que os envolvidos devolveram valores depois que a investigação foi iniciada.

O delegado também afirmou que buscas feitas na Câmara revelaram que o controle de gastos da Casa é genérico:

– Isso dificulta o trabalho de fiscalização e contraria os princípios da transparência e da lisura.

OS CRIMES:

- Falsidade ideológica – Pena de um a cinco anos de reclusão
- Peculato – Pena de dois a 12 anos de reclusão

CONTRAPONTOS:

- A procuradora-geral da Câmara de Vereadores de Triunfo, Michele Dias Leite, disse que uma CPI foi instaurada para apurar as supostas irregularidades no uso de diárias e que a forma de discriminar gastos já está sendo corrigida pela Casa. Por intermédio de Michele, a assessoria do vereador Fábio Wrasse, que está afastado da presidência da Casa, informou que estava tentando contato com o parlamentar e também com os ex-assessores dele, Luis Carlos Lopes Rodrigues e Jean Paulo Bregalda. Até o fechamento desta edição, Zero Hora não recebeu retorno.

- ZH ligou para a casa do vereador e de sua mulher, Veridiana Ferreira Wrasse, por três vezes e foi informada que o casal não estava.

- ZH ligou para a assessoria de comunicação da prefeitura de Triunfo para localizar Veridiana, Dalva Maria Souza Ferreira, Alexandro Souza Ferreira e Fabiana Soares Cunha Rodrigues. A assessoria informou que dependia da autorização de um secretário para dar informações sobre em que setor Veridiana e Dalva estavam lotadas e também para dar o contato de Alexandro e Fabiana, já exonerados.

ENTENDA O CASO

Para mostrar o descontrole sobre cursos de qualificação feitos por vereadores, uma equipe da RBS TV acompanhou encontros em cinco Estados. Comprovou que, sob alegação de aprimorar o currículo, vereadores usam verba pública para viajar a turismo com familiares e assessores. Em um dos seminários, programados para Foz do Iguaçu (PR), a reportagem flagrou os participantes fazendo compras no Paraguai e visitando as Cataratas do Iguaçu no horário dos cursos. Depois de flagrado, o então presidente da Câmara de Triunfo, Fábio Wrasse (PDT), deixou correndo a família no Paraguai e voltou para a sala de aula, em Foz, sem falar à reportagem. A reportagem também flagrou parlamentares e assessores de outras cidades, cuja situação segue sob investigação.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - E A JUSTIÇA, DARÁ CONTINUIDADE APLICANDO A LEI DE FORMA COATIVA E EXEMPLAR?

Um comentário:

vinicius pozo disse...

para mim deveria ser contrata uma empresa para dar os cursos de formação política na própria câmara de vereadores e aberto ao público. terminaria com o problema das diárias