VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

COMO ESCOLHER O SEU PARLAMENTAR - Sete dicas para a escolha


ANÁLISE POLÍTICA | Benedito Tadeu César - Sete dicas para a escolha. ZERO HORA, 27/09/2010

Escolher um deputado é tarefa difícil para o eleitor que não acompanha os fatos políticos no dia-a-dia, nem é alinhado a um partido. O eleitor tem de escolher um nome para deputado federal entre 274 candidatos e outro nome para deputado estadual entre 556 candidatos. Como fazê-lo? Vão aqui algumas dicas:

1. A honestidade é fator fundamental. Não se pode transigir neste aspecto. Um candidato com ficha suja ou com um passado condenável não merece voto. A palavra candidato vem de cândido, puro. Em Roma, os candidatos vestiam toga branca, para expressar pureza. Consulte a ficha de candidatos no TRE ou nas ONGs que fiscalizam políticos.

2. Analise a biografia política do candidato. Ele tem experiência política ou tem compromisso com alguma causa pública relevante ou, ainda, atua junto a alguma questão ou setor específico da sociedade com o qual você se identifica, por exemplo, juventude, idosos, questões étnicas, mulheres, trabalhadores, empresários etc?

3. Ele se mostra efetivamente comprometido, por sua história pessoal, com as causas de interesse da sociedade, como a saúde pública, a educação, a segurança, a geração de empregos e o desenvolvimento?

4. Ele tem compromisso com sua cidade e região? Terá condições de apresentar projetos de interesse municipal ou regional?

5. Qual o partido a que ele pertence? É um partido que defende ideias com as quais você concorda e cujos integrantes desempenham adequadamente seus mandatos?

6. Seu candidato demonstra responsabilidade pública? É capaz de apoiar os projetos importantes do governo e que beneficiem a população, mesmo que seja de oposição? É capaz de fiscalizar os governantes, mesmo que seja da bancada do governo?

7. Com estas questões em mente, converse com seus amigos, parentes e pessoas de sua confiança que tenham informações sobre política. Troque ideias, pondere, ouça opiniões diferentes e de pessoas com diferentes simpatias políticas, mas decida-se por você mesmo. O voto é sua arma democrática, use-a da melhor forma possível.

Nenhum comentário: