VOTO ZERO significa não votar em fichas-sujas; omissos; corruptos; corruptores; farristas com dinheiro público; demagogos; dissimulados; ímprobos; gazeteiros; submissos às lideranças; vendedores de votos; corporativistas; nepotistas; benevolentes com as ilicitudes; condescendentes com a bandidagem; promotores da insegurança jurídica e coniventes com o descalabro da justiça criminal, que desvalorizam os policiais, aceitam a morosidade da justiça, criam leis permissivas; enfraquecem as leis e a justiça, traem seus eleitores; não representam o povo e se lixam para a população.

domingo, 30 de maio de 2010

DIREITO DO VOTO - Pesquisa mostra empate entre VOTO OBRIGATÓRIO E VOTO FACULTATIVO


Datafolha: voto obrigatório divide os brasileiros. Pesquisa feita pelo instituto mostra que 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários à obrigatoriedade do voto - REDAÇÃO ÉPOCA - 29/05/2010 - 10:09 - Atualizado em 29/05/2010 - 12:34
Divulgação

Um pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio, e publicada neste sábado (29), mostra que o voto obrigatório divide o eleitorado brasileiro: 48% dos entrevistados são favoráveis e 48% são contrários. O apoio ao voto facultativo cresceu. A pesquisa anterior, feita em dezembro de 2008, registrou o recorde de 53% a favor da obrigatoriedade, sendo que 43% eram contra.

Se o voto não fosse obrigatório, o eleitor de Dilma Rousseff (PT) é o que mais compareceria às urnas nas próximas eleiçãos: 64%, contra 53% dos eleitores de José Serra (PSDB) e 53% dos de Marina Silva (PV). Os petistas são os que mais apoiam a obrigatoriedade de votar: 55%, contra 48% entre os tucanos, 46% entre os verdes e 50% entre os peemedebistas.

Estabelecido por Constituição, todos os os brasileiros alfabetizados dos 18 aos 70 anos de idade são obrigados a votar. Para analfabetos, maiores de 70 e os que têm entre 16 e 18 anos, o voto é facultativo. O Brasil é um dos 30 países do mundo em que o voto nas eleições é obrigatório. Se ele fosse facultativo, 55% dos entrevistados dizem que votariam, mas 44% optariam por não votar.

Os mais ricos (62% Dentre os que ganham mais 10 salários mínimos e, 66%, entre cinco e dez) e os mais escolarizados (65%) são os que mais iriam às urnas se o voto fosse facultativo, e os mais pobres (52%) e os menos escolarizados (52%) são os que menos votariam - estes, também, os mais favoráveis à obrigatoriedade do voto.

COMENTÁRIO DO BENGOCHEA - UMA COISA É CERTA. O SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO É CORRUPTO, INJUSTO E TOTALITÁRIO. O SISTEMA É REPLETO DE MAZELAS ENTRE AS QUAIS: DESIGUALDADES, VANTAGENS PARA OS QUE DETÉM O MANDATO, PRIVILÉGIOS PARA OS PARTIDOS MAIS PODEROSOS, DECISÕES POR VOTO DE BANCADA, QUANTIDADE EXCESSIVA DE PARLAMENTARES E ASSESSORES, FARRAS COM DINHEIRO PÚBLICO SEM PUNIÇÃO, DESCONTROLE FISCAL, OMISSÃO NO PAPEL LEGISLATIVO, AUSÊNCIA EM PLENÁRIO, APENAS TRÊS DIAS DE TRABALHO NA SEMANA E RECESSOS INJUSTIFICÁVEIS. TUDO ISTO COM TOLERÂNCIA DO JUDICIÁRIO, CEGUEIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E CONIVÊNCIA DO POVO BRASILEIRO, VERDADEIRO DETENTOR DO MANDATO, QUE AINDA É OBRIGADO A VOTAR A CABRESTO DA JUSTIÇA, ESCOLHENDO PÉSSIMOS REPRESENTANTES. OS QUE SE ELEGEM SÃO OS MESMOS E OS QUE DETÊM MAIS OPORTUNIDADE, PODER E DINHEIRO DURANTE A CAMPANHA. MUITO DESTE DINHEIRO VEM DE RECURSOS DESVIADOS OU OBTIDOS NA TROCA DE FAVORES.

Nenhum comentário: